segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
As fotos acima são uma pequena amostra dos trabalhos realizados pelos facilitadores José Roberto da Silva e Patrícia Maciel. Através as Artes Visuais, tanto na Serigrafia quanto no Grafite, os jovens podem expressar suas idéias e desenvolver a criatividade.
Parabéns a todos pela dedicação e pelos ótimos resultados!
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
CONFERÊNCIA CEFE
De 24 a 29 de Novembro, no Centro CAPE, em Belo Horizonte, está acontecendo a Conferência CEFE Latino Americana. Trata-se de um encontro internacional entre consultores / facilitadores do Empreendedorismo Mundial.
A UNIART patrocinou a inscrição de três funcionários da equipe do empreendedorismo, Programa desenvolvido através de parceria com a Fundação de Ação Social - FAS.
Esperamos que a conferência agregue conhecimentos aos nossos facilitadores e estes sejam multiplicadores do conteúdo do evento.
A UNIART patrocinou a inscrição de três funcionários da equipe do empreendedorismo, Programa desenvolvido através de parceria com a Fundação de Ação Social - FAS.
Esperamos que a conferência agregue conhecimentos aos nossos facilitadores e estes sejam multiplicadores do conteúdo do evento.
OFICINAS DE PRESÉPIOS NATALINOS
Nos dias 23 e 24 de Outubro, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação, foram desenvolvidas duas oficinas de confecção de presépios natalinos.
As oficinas foram promovidas através de parceria da FAS/SME - Comunidade Escola e UNIART. As participantes (voluntárias do Comunidade Escola) receberam treinamento teórico e prático sobre a confecção de presépios com o objetivo de repassar aos alunos de 5.ª a 8.ª séries da rede municipal, interessados em participar de um concurso de presépios.
As oficinas foram um sucesso e esperamos o mesmo do concurso!
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
OFICINAS DE EDUCOMUNICAÇÃO
A facilitadora Lucimeire da Silva Martins enviou para a UNIART, fotos dos trabalhos realizados nas suas oficinas de Educomunicação. Além das fotos, vejam o que diz Eduardo Felipe Batista, participante do PROJOVEM Adolescente, sobre estas oficinas:
"Eu nunca tinha mexido com isso, feito entrevistas assim. Eu acho as oficinas de educomunicação importantes porque muitas pessoas hoje em dia não estão usando todos meios de comunicação que existem e que dá para aproveitar muito. Eu acho que a gente pode usar a comunicação na nossa comunidade saindo nas ruas conversando com os vizinhos, entrevistando as pessoas para saber como eles se sentem e o que elas querem de melhor".
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
ANIVERSARIANTES DO MÊS
DIVULGAÇÃO
Coquetel de Abertura: 4 de outubro - 16 horas (domingo)
Visitação: de 4 de outubro a 1º de novembro
Horário: 14 às 18 horas (sábado e domingo) ou agende no 3203 2852 (2ª a 6ª feira )
Maiores informações acesse: http://www.flickr.com/photos/acasagaleria
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Parabéns UNIART !!!
No dia 24 de setembro a UNIART completou 13 anos. Nesse tempo desenvolveu inúmeras atividades, dentre elas, a comercialização de produtos artesanais e a promoção dos Concursos Internacionais de Presépios. Estas atividades contribuíram como forma de geração de renda para o artesão e estímulo à sua criatividade. Hoje a UNIART desenvolve capacitação na área do artesanato, cursos de empreendedorismo e projetos nas áreas da cultura, esporte e lazer.
Comemoramos o aniversário da UNIART, agradecendo a todos os parceiros que têm contribuído para que a entidade continue oferendo serviços de qualidade e responsabilidade visando a promoção humana.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
DIVULGAÇÃO
Boas notícias!
A Federação Paranaense de Capoeira participou, no início de Setembro, do Campeonato Brasileiro de Capoeira realizado em Goiânia. Além do Paraná, o evento contou com a presença dos estados de Sergipe, Amapá, Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, entre outros.
Dentre os adolescentes participantes, 6 estão inscritos no Programa PROJOVEM Adolescente de Curitiba (Regional Cajuru - CRAS Iguaçú) e trouxeram várias medalhas: uma de 1.º lugar, duas de 2.º lugar e duas de 3.º lugar. Estas notícias são motivo de orgulho para o facilitador Saulo Fábio Gomes que realiza as oficinas de capoeira, para a educadora Dalva, responsável pelo coletivo de jovens e para a UNIART que contribuiu com a viagem de três destes adolescentes até Goiânia.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Saiba mais...
Confira mais alguns depoimentos dos Facilitadores do PROJOVEM:
" Levando em consideração que a minha oficina traz as Artes Visuais atreladas ao Design Gráfico, numa sinergia visivelmente percebida com o resultado dos trabalhos, vejo as seguintes contribuições: - Despertar da criatividade na transformação das idéias em formas visuais, de modo consciente e responsável; - Estímulo para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes como seres humanos contribuintes; - A arte é crítica, aflora e reforça sentimentos e emoções e aliada ao design, torna-se acessível a população, esteticamente e funcionalmente; - Estimula senso de convivência em grupo e a força da participação de cada indivíduo contribuindo para um trabalho final em grupo; - Amplia a autoestima; - Estimula à formação em alguma profissão com trabalhos de conhecimentos específicos; - Contribui para a formação de adolescentes questionadores, responsáveis, tomadores de decisão; - Forma adolescentes "projetistas" visto que o Design é uma atividade projetual; - Contribui culturalmente no estudo das artes dos povos e de sua própria cultura; - Desenvolve aptidões manuais e conhecimentos com uma diversidade de materiais, composições e utilizações; - Estimula o desejo de conhecimentos tecnológicos, tanto no campo da informática quanto gráficos; - Contribui na formação de pessoas sensíveis, ativas, curiosas e essencialmente comunicativas."
Rafael Ferreira dos Santos
Facilitador de Artes Visuais
"A oficina de Jogos Cooperativos permite que os jovens experienciem concretamente momentos em que atitudes cooperativas são necessárias. No momento da reflexão das práticas peço aos jovens, em círculo, que comentem o que aconteceu, o que sentiram, durante a atividade realizada. Neste momento refletimos sobre nossas atitudes concretas, expressas na prática, os valores envolvidos, o quê esperamos para o futuro e até que ponto no nosso dia-a-dia somos solidários aos outros ou sem nos darmos conta tendemos a valorizar o indivíduo em detrimento ao trabalho coletivo; tal como a forma como os seres humanos se acostumaram a viver, na lógica do mercado altamente competitivo de trabalho; na lógica de capitalizar, matematizar, mecanizar a vida. Não discutimos diretamente essa relação, a idéia é amadurecê-la ao longo dos encontros a partir das situações concretas vivenciadas na prática. Creio que a busca diária por uma humanização cada vez maior das relações humanas, com amor, sempre lembrando que cada um tem seu valor, sua beleza, sua arte, sua autenticidade para ser desenvolvida, coincida com os objetivos do PROJOVEM Adolescente."
Flávio Augustino Back
Facilitador de Jogos Cooperativos
"A Educomunicação contribui tanto com a formação profissional quanto com a formação pessoal do jovem. A proposta principal da Educomunicação é utilizar as ferramentas e a linguagem das mídias para que as pessoas e grupos possam refletir sobre diversos temas, além de expressarem o que sentem e pensam.
Com a Educomunicação os jovens exercitam a criatividade, trabalham a autoestima, aprendem técnicas de comunicação que poderão levar para a vida toda, desenvolvem a comunicação no sentido mais amplo, além de serem convidados a formar um pensamento crítico em relação a maneira como os meios de comunicação de massa representam o jovem (principalmente de comunidades populares). A educomunicação sugere que os jovens não aceitem esteriótipos muitas vezes colocados pela mídia, e que pensem e busquem meios de comunicação alternativos e mais condizentes com a realidade em que vivem. Dar ao jovem a oportunidade de pensar em uma comunicação feita por ele mesmo, com suas marcas, idéias e produzida a partir do olhar do próprio jovem é sugerir que ele diga com toda propriedade: Da minha vida falo eu!"
Lucimeire Martins da Silva
Facilitadora de Educomunicação
Acredito que as atividades esportivas, assim como, atividades de expressão corporal e jogos cooperativos são de extrema importância para a formação dos nossos alunos. Utilizamos a prática esportiva como a principal ferramenta, com o objetivo de aproveitar a motivação dos adolescentes para assim criar neles a autoestima, a socialização, a cidadania além de estimular hábitos saudáveis e promover melhor a qualidade de vida. Os benefícios são inúmeros tanto na construção corporal como no resgate a transformação social a qual estamos construindo a cada dia. Creio plenamente que através do esporte podemos educar nossos alunos, pois educar e conseguir que a criança e o adolescente ultrapasse barreiras que , tantas vezes foram traçadas como destino pelo nascimento, pela família ou pela sociedade.
Evelyn Cristiane Benatto
Facilitador de Jogos Cooperativos
Rafael Ferreira dos Santos
Facilitador de Artes Visuais
"A oficina de Jogos Cooperativos permite que os jovens experienciem concretamente momentos em que atitudes cooperativas são necessárias. No momento da reflexão das práticas peço aos jovens, em círculo, que comentem o que aconteceu, o que sentiram, durante a atividade realizada. Neste momento refletimos sobre nossas atitudes concretas, expressas na prática, os valores envolvidos, o quê esperamos para o futuro e até que ponto no nosso dia-a-dia somos solidários aos outros ou sem nos darmos conta tendemos a valorizar o indivíduo em detrimento ao trabalho coletivo; tal como a forma como os seres humanos se acostumaram a viver, na lógica do mercado altamente competitivo de trabalho; na lógica de capitalizar, matematizar, mecanizar a vida. Não discutimos diretamente essa relação, a idéia é amadurecê-la ao longo dos encontros a partir das situações concretas vivenciadas na prática. Creio que a busca diária por uma humanização cada vez maior das relações humanas, com amor, sempre lembrando que cada um tem seu valor, sua beleza, sua arte, sua autenticidade para ser desenvolvida, coincida com os objetivos do PROJOVEM Adolescente."
Flávio Augustino Back
Facilitador de Jogos Cooperativos
"A Educomunicação contribui tanto com a formação profissional quanto com a formação pessoal do jovem. A proposta principal da Educomunicação é utilizar as ferramentas e a linguagem das mídias para que as pessoas e grupos possam refletir sobre diversos temas, além de expressarem o que sentem e pensam.
Com a Educomunicação os jovens exercitam a criatividade, trabalham a autoestima, aprendem técnicas de comunicação que poderão levar para a vida toda, desenvolvem a comunicação no sentido mais amplo, além de serem convidados a formar um pensamento crítico em relação a maneira como os meios de comunicação de massa representam o jovem (principalmente de comunidades populares). A educomunicação sugere que os jovens não aceitem esteriótipos muitas vezes colocados pela mídia, e que pensem e busquem meios de comunicação alternativos e mais condizentes com a realidade em que vivem. Dar ao jovem a oportunidade de pensar em uma comunicação feita por ele mesmo, com suas marcas, idéias e produzida a partir do olhar do próprio jovem é sugerir que ele diga com toda propriedade: Da minha vida falo eu!"
Lucimeire Martins da Silva
Facilitadora de Educomunicação
Acredito que as atividades esportivas, assim como, atividades de expressão corporal e jogos cooperativos são de extrema importância para a formação dos nossos alunos. Utilizamos a prática esportiva como a principal ferramenta, com o objetivo de aproveitar a motivação dos adolescentes para assim criar neles a autoestima, a socialização, a cidadania além de estimular hábitos saudáveis e promover melhor a qualidade de vida. Os benefícios são inúmeros tanto na construção corporal como no resgate a transformação social a qual estamos construindo a cada dia. Creio plenamente que através do esporte podemos educar nossos alunos, pois educar e conseguir que a criança e o adolescente ultrapasse barreiras que , tantas vezes foram traçadas como destino pelo nascimento, pela família ou pela sociedade.
Evelyn Cristiane Benatto
Facilitador de Jogos Cooperativos
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Vale a pena conferir!
A UNIART realizou um levantamento com seus facilitadores para saber quais as contribuições de suas oficinas ao Programa PROJOVEM Adolescente. Vejam os depoimentos:
"Pensando o Teatro como ferramenta pedagógica, ele contribui não só como atividade cultural, mas também como atividade inclusiva. O Teatro promove no indivíduo, assim como as outras áreas artísticas, o desenvolvimento crítico, tornando o jovem em situação de risco, um crítico de sua realidade, trazendo a tona o senso de cidadania, o senso de cidadão consciente de sua realidade, da mesma forma que o ator deve ser em cena, consciente de SI. Acredito que as oficinas tenham este sentido, o de através das ferramentas do Teatro, fomentar idéias, discussões e não somente espetáculos e improvisações."
Jefferson Araújo Moraes
Facilitador de Teatro
Facilitador de Teatro
"As oficinas de Música segundo estudos, teorias e experiência de campo, proporcionam os seguintes benefícios: Diretos ou Formativos: Desenvolvimento do conhecimento musical (teórico e prático: conceitos musicais e desenvolvimento sensório-motor), e da Inteligência Musical (um dos 8 tipos de inteligência convencionadas), que segundo estudos, ativa áreas específicas do cérebro humano. Indiretos ou atitudinais: (Desenvolvimento psico-social, através da interatividade do grupo, disciplina, organização individual e coletiva). Pesquisas atuais procuram embasamento teórico para explicar o crescimento atitudinal verificado nos alunos, que com o decorrer das oficinas de Música, demonstram maior equilíbrio, tranquilidade, espírito de equipe e desenvolvimento da autoestima. A Música ocupa um lugar de destaque no dia-a-dia dos alunos, que a relacionam com as atividades e fatos diários de seu cotidiano. Até se deparar com uma oficina de música, a maioria dos adolescentes, jamais ouviu música executada ao vivo, tendo apenas ouvido música através dos tocadores de mp3 (celulares, ipods e outros "players") e similares. Ao ouvir música ao vivo, ou o professor tocando, ou ainda, eles próprios tocando e cantando juntos, os adolescentes se abrem para novas possibilidades."
César Augusto Cepaldi
Facilitador de Música
"Durante milhares de anos (desde o período neolítico como asseguram as pinturas rupestres), a sociedade utiliza a dança como forma de expressar suas emoções, desejos, etc... por meio de movimentos do corpo. Na Antiguidade, dançava-se para manifestar alegria, devido a uma boa colheita, para celebrar vitórias, ou ainda, para homenagear os deuses. Com o passar do tempo por deter enaltecimento dos sentimentos, a Dança começou a ser utilizada para cortejar. Acredito que um dos fatores de maior contribuição da Dança para com o PROJOVEM é o de criar no adolescente a noção de ampliação cultural, ultrapassando as fronteiras de seu senso comum, aprendendo a respeitar o "diferente". Além disso, elimina os preconceitos e paradigmas de sua vida, descobrindo novos ritmos, novas formas de organização social e novas formas de expressão (consciência corporal). Em se tratando ainda do respeito, percebemos o quanto a sexualidade está difundida nos meios de comunicação, sendo completamente banalizada e escancarada nos dias atuais. Propomos através da Dança a revisão de algumas condutas, criando novos hábitos e fazendo com que o adolescente perceba a grandiosidade e a valorização do outro e da sua própria pessoa, enaltecendo a noção de cordialidade e cavalheirismo."
Facilitador de Música
"Durante milhares de anos (desde o período neolítico como asseguram as pinturas rupestres), a sociedade utiliza a dança como forma de expressar suas emoções, desejos, etc... por meio de movimentos do corpo. Na Antiguidade, dançava-se para manifestar alegria, devido a uma boa colheita, para celebrar vitórias, ou ainda, para homenagear os deuses. Com o passar do tempo por deter enaltecimento dos sentimentos, a Dança começou a ser utilizada para cortejar. Acredito que um dos fatores de maior contribuição da Dança para com o PROJOVEM é o de criar no adolescente a noção de ampliação cultural, ultrapassando as fronteiras de seu senso comum, aprendendo a respeitar o "diferente". Além disso, elimina os preconceitos e paradigmas de sua vida, descobrindo novos ritmos, novas formas de organização social e novas formas de expressão (consciência corporal). Em se tratando ainda do respeito, percebemos o quanto a sexualidade está difundida nos meios de comunicação, sendo completamente banalizada e escancarada nos dias atuais. Propomos através da Dança a revisão de algumas condutas, criando novos hábitos e fazendo com que o adolescente perceba a grandiosidade e a valorização do outro e da sua própria pessoa, enaltecendo a noção de cordialidade e cavalheirismo."
Felipe Pereira Melo
Facilitador de Dança
Facilitador de Dança
"O Artesanato contribui com os objetivos do PROJOVEM Adolescente no que se refere às artes manuais, pois através delas são exploradas a criatividade, a concentração, além de ser um canal para extravasar emoções, anseios e frustrações. Contribui para a elevação da autoestima e ainda, é uma possibilidade de ajuda na subsistência e no orçamento familiar."
Cleusa M. da Silva Krainer
Facilitadora de Artesanato
Facilitadora de Artes Visuais
Facilitadora de Artesanato
"Acredito que as oficinas de Artes Visuais proporcionam aos adolescentes participantes do PROJOVEM um contato gradual, porém concreto com a Arte. Juntos, estamos construindo conhecimentos e assim abrindo o leque de percepções, relações e visões de si mesmo e do mundo (interno e externo). A inclusão dos pensamentos do indivíduo no mundo idealizado e excludente da arte faz com que aos poucos ocorra a percepção do quão próximo estamos da arte e como esta, está espalhada pela realidade destes adolescentes. Nas ruas, nas cores, nas formas, nos desenhos que existem na cidade e também que nós mesmos fazemos , percorrendo e fazendo parte do mundo. As oficinas de Artes Visuais são modulares e o adolescente aprende ofícios que possibilitam um maior leque de possibilidades de produção (oficinas de encadernação, gravura, técnicas de pintura e ilustração, etc)."
Flávia MilbratzFacilitadora de Artes Visuais
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
A FORÇA DO PROJOVEM
Turma do PROJOVEM Cajuru - Coletivo São José
Facilitador: César Augusto Crepaldi
Turma do PROJOVEM Cajuru - Coletivo São José
Facilitador: César Augusto Crepaldi
Vou mandar uma canção
Com os valores que nos movem
Com a participação
Da galera do PROJOVEM
Responsabilidade é sabedoria
Tenha dignidade no seu dia a dia
É preciso respeitar pra ser respeitado
Necessário é amar, deixa o ódio de lado
(refrão 2x)
Se liga aí meu amigo, no que eu vou te falar
Pense bem consigo, você deve aprimorar.
O futuro não se vende, viva com alegria.
Pois vivendo se aprende a nossa melodia
(refrão 2x)
Vou cantando novamente com toda humildade
Eu não canto a mentira, só a realidade.
Diga não a violência, e respeite a natureza.
Sua força é a inteligência, essa é a beleza.
(refrão 2x)
A essência do PROJOVEM é a transformação
É a sua consciência que constrói a nação
Ver nascer de um ideal o ressurgimento
Ser um cidadão real a todo momento.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
REUNIÃO - INSTRUTORES DE ARTESANATO
OFICINAS DE ARTESANATO - PARCERIA CORREIOS
A UNIART participou no dias 28/29 e 30 de julho da "Feira de Qualidade de Vida" promovida pelo Correios, através da realização de oficinas de artesanato para funcionários e dependentes do referido orgão, como atividade de terapia ocupacional.
Foram realizadas oficinas de: Origami - Bijouterias - Fuxico e Biscuit.
Foram realizadas oficinas de: Origami - Bijouterias - Fuxico e Biscuit.
A foto acima refere-se a uma das oficinas de Origami.
Assinar:
Postagens (Atom)