Rafael Ferreira dos Santos
Facilitador de Artes Visuais
"A oficina de Jogos Cooperativos permite que os jovens experienciem concretamente momentos em que atitudes cooperativas são necessárias. No momento da reflexão das práticas peço aos jovens, em círculo, que comentem o que aconteceu, o que sentiram, durante a atividade realizada. Neste momento refletimos sobre nossas atitudes concretas, expressas na prática, os valores envolvidos, o quê esperamos para o futuro e até que ponto no nosso dia-a-dia somos solidários aos outros ou sem nos darmos conta tendemos a valorizar o indivíduo em detrimento ao trabalho coletivo; tal como a forma como os seres humanos se acostumaram a viver, na lógica do mercado altamente competitivo de trabalho; na lógica de capitalizar, matematizar, mecanizar a vida. Não discutimos diretamente essa relação, a idéia é amadurecê-la ao longo dos encontros a partir das situações concretas vivenciadas na prática. Creio que a busca diária por uma humanização cada vez maior das relações humanas, com amor, sempre lembrando que cada um tem seu valor, sua beleza, sua arte, sua autenticidade para ser desenvolvida, coincida com os objetivos do PROJOVEM Adolescente."
Flávio Augustino Back
Facilitador de Jogos Cooperativos
"A Educomunicação contribui tanto com a formação profissional quanto com a formação pessoal do jovem. A proposta principal da Educomunicação é utilizar as ferramentas e a linguagem das mídias para que as pessoas e grupos possam refletir sobre diversos temas, além de expressarem o que sentem e pensam.
Com a Educomunicação os jovens exercitam a criatividade, trabalham a autoestima, aprendem técnicas de comunicação que poderão levar para a vida toda, desenvolvem a comunicação no sentido mais amplo, além de serem convidados a formar um pensamento crítico em relação a maneira como os meios de comunicação de massa representam o jovem (principalmente de comunidades populares). A educomunicação sugere que os jovens não aceitem esteriótipos muitas vezes colocados pela mídia, e que pensem e busquem meios de comunicação alternativos e mais condizentes com a realidade em que vivem. Dar ao jovem a oportunidade de pensar em uma comunicação feita por ele mesmo, com suas marcas, idéias e produzida a partir do olhar do próprio jovem é sugerir que ele diga com toda propriedade: Da minha vida falo eu!"
Lucimeire Martins da Silva
Facilitadora de Educomunicação
Acredito que as atividades esportivas, assim como, atividades de expressão corporal e jogos cooperativos são de extrema importância para a formação dos nossos alunos. Utilizamos a prática esportiva como a principal ferramenta, com o objetivo de aproveitar a motivação dos adolescentes para assim criar neles a autoestima, a socialização, a cidadania além de estimular hábitos saudáveis e promover melhor a qualidade de vida. Os benefícios são inúmeros tanto na construção corporal como no resgate a transformação social a qual estamos construindo a cada dia. Creio plenamente que através do esporte podemos educar nossos alunos, pois educar e conseguir que a criança e o adolescente ultrapasse barreiras que , tantas vezes foram traçadas como destino pelo nascimento, pela família ou pela sociedade.
Evelyn Cristiane Benatto
Facilitador de Jogos Cooperativos
Nenhum comentário:
Postar um comentário